SETE LIVROS SOBRE A NATUREZA DE UMA ÁRVORE

"Sete livros sobre a natureza de uma arvore" - Exhibition of sculpture by Volker Schnüttgen

Espaço da Conca - Centro de Artes - Caldas de Rainha

21 of July - 3 of September

Rua Dr. Ilídio Amado
Caldas de Rainha, Portugal

Tel. +351 262 840 540

centro.artes@cm-caldas-rainha.pt

Monday and Wednesday to Friday: 9h00 to 12h30; 14h00 to 17h30
Saturday and Sunday : 9h00 to 13h00; 15h00 to 18h00
Closed on Tuesday and Holidays

Sete livros sobre a natureza de uma arvore

19 de Janeiro de 2013. Grande vendaval nas Caldas da Rainha com efeitos devastadores no Parque D. Carlos I onde caíram centenas de árvores. No Centro de Artes, os estragos no telhado obrigam ao encerramento do Atelier-Museu António Duarte. Queda de uma dezena de árvores, algumas de grande porte.

Depois da tempestade vem a bonança. Neste caso, passados 5 anos e meio, concretiza-se a ideia que surgiu nos dias que sucederam esse temporal. Durante a limpeza e remoção das árvores, foram reservados algumas peças de madeira que haviam caído e deixadas a secar numa arrecadação. A matériaprima deveria ser utilizada como recurso para a produção artística, faltava encontrar a forma adequada.

O convite ao escultor Volker Schnüttgen para realizar uma residência artística no Centro de Artes, enquadra-se neste desejo de ver renascer essas árvores tombadas em esculturas, tendo surgido após a visita à exposição individual que teve no MU.SA em Sintra, no final de 2017, designada de “Mo-numentos”. O apreço pela sua escultura vinha já da sua participação no XII Simppetra –Simpósio Internacional de Escultura em Pedra das Caldas da Rainha, em 2008, onde realizou a obra “Light Cube”, em mármore de Vila-Viçosa e que está atualmente implantada na Rua Leão Azedo. Na exposição e em encontros posteriores, tive oportunidade de ver algumas esculturas realizadas em madeira, material em que apesar de manter uma continuidade formal com as suas esculturas em pedra, anunciava mudanças que a distanciavam da depuração de formas quase minimalista que até aí dominavam nas suas composições.

“Sete Livros sobre a natureza de uma árvore” apresenta trabalhos realizados no Centro de Artes no decorrer da residência, mas também obras (algumas delas realizadas na Alemanha), que são pela primeira vez expostas em Portugal.

José Antunes

Leave a Reply

Your email address will not be published.